Salve seu sorriso: Descubra como a endodontia pode preservar seus dentes

A Endodontia é a especialidade que cuida da parte interna do dente, a polpa. Se sua polpa estiver com alguma lesão ou doença, o endodontista é o profissional indicado a realizar o tratamento para salvar o dente. É como um ‘resgate’ para garantir que seu sorriso continue saudável e completo.

QUANDO VOCÊ DEVE PROCURAR UM ENDODONTISTA

Dor de dente persistente

A dor de dente pode ser originada por diversas razões, como cáries, placas bacterianas e gengivite. Portanto, é crucial buscar a orientação de um profissional especializado para realizar um diagnóstico preciso.

Com base nisso, é possível oferecer alternativas de tratamento alinhadas ao quadro clínico e histórico do paciente, assegurando uma abordagem eficaz e personalizada para a resolução do problema bucal.

Fraturas no dente

Em caso de fratura no(s) dente(s) você deve procurar um endodontista o quanto antes, pois ele fará o diagnóstico e poderá tratar o problema da melhor maneira possível com conhecimento especializado para reverter o problema adequadamente.

PERGUNTAS FREQUENTES

O procedimento do tratamento de canal costuma ser indolor graças ao uso da anestesia que é aplicada no local porém, é normal que durante o pós-operatório o paciente sinta uma maior sensibilidade no dente após passado o efeito da anestesia.

O tratamento de canal torna-se necessário quando o tecido pulpar do dente é contaminado pela cárie dentária, causando a entrada de bactérias na câmara pulpar. Bactérias e os seus subprodutos causam um processo irritativo e inflamatório do dente, resultando inicialmente numa sensibilidade e eventualmente em dor de dente. Esta infecção do canal radicular pode causar:

• Inchaço que pode se espalhar para outras áreas do rosto, pescoço ou cabeça;
  • Reabsorção óssea em torno do ápice radicular;
  • Abscesso com pontos de drenagem entre a gengiva e o dente, por meio de um rompimento da gengiva, e drenagem pela derme da face.

A remoção do dente é a única alternativa ao tratamento endodôntico. Embora pareça uma solução simples, o vazio deixado na arcada dentária causará problemas estéticos, de mastigação e fala, e ainda pode haver movimentação dos dentes próximos a essa falha. Esses problemas exigirão uso de implantes, próteses, entre outros.

Pode-se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequencias mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia (bactérias na corrente sanguínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.

Aster Odontologia Rio Claro-SP | 2024

Desenvolvido por MFortes Marketing Digital