Diga adeus à prótese: tudo que você precisa saber sobre implantes dentários

O que são implantes dentários? Antes de sabermos o que são, preciso explicar as partes de um dente.
O dente é composto da COROA que é a parte visível que fica na boca, RAIZ do dente que é a parte localizada no osso, abaixo da gengiva.

Mas por que falar sobre o dente? Pois precisamos entender sua parte para explicar o que é o implante. Quando perdemos o dente a melhor opção para reabilitação é o IMPLANTE.

Mas afinal, o que é o implante?? O implante é um pino de titânio que instalamos no osso que irá substituir a raiz do dente, isso mesmo, ele não é o dente completo. Ele dará suporte para a prótese que substituirá a coroa.

Eles funcionam substituindo um dente ou mais dentes ou até mesmo todos os dentes, quando a pessoa perdeu o dente por fatores tais como: cáries, doença periodontal, hábitos, traumas (acidentes), ou quando a pessoa não possui o germe do dente permanente, que chamamos de agenesia.

E quais são os benefícios? São inúmeros!!! Sim, podem acreditar!! Estética, função, fonética, segurança ao comer e falar sem risco da prótese sair ou movimentar. Ou seja, eles reabilitam as funções estéticas e mastigatórias.

Em relação aos cuidados com implante é de fundamental importância seguir as recomendações do cirurgião dentista, referente a higienização, visitas de controle e se necessário, a realização de radiografias. Isso tudo garante a longevidade do seu implante.

Vamos falar agora sobre o tempo de tratamento? Após a avaliação do cirurgião dentista, poderá ser necessário alguns exames como tomografia computadorizada, ou exames médicos caso tenha alguma doença, após ele avaliar o melhor planejamento para você.

A segunda etapa consiste na parte cirúrgica no qual ele irá instalar um ou mais implantes e dependendo do caso será instalado subsequente a prótese.

A terceira etapa depois de 7 a 15 dias será a retirada dos pontos e controle pós operatório.

A quarta etapa seria a reabilitadora, quando não é possível instalar a prótese imediata, deve-se aguardar o tempo de ósseo integração, mas o que seria isso? É o processo no qual o osso irá “grudar” no implante garantindo estabilidade e sucesso do implante. Esse processo gira em torno de 04 meses para o osso da mandíbula e 06 meses para o osso da maxila. Durante essa etapa, o dentista irá fazer o molde do paciente para que a prótese venha na melhor anatomia, estética e função para cada paciente, ou seja, ela é única e personalizada para cada paciente.

Compartilhar este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Dicas relacionadas