Sensibilidade nos Dentes

A sensibilidade nos dentes é um problema que afeta, atualmente, 57% da população, segundo a revista Veja Saúde. Separamos algumas causas e tratamentos para você que sofre deste mal:

CAUSAS:

• Dieta Ácida: frutas cítricas demais e refrigerantes, por exemplo, alteram o pH bucal. Se estiver baixo, ele abre portas para que a acidez corroa os prismas – os “tijolos” que formam o esmalte dentário.
  • Má higiene: restos de comida dão abertura às bactérias por meio da erosão dentária, retração nas gengivas e cáries – deixando o dente vulnerável.
  • Escovação bruta: mão pesada na hora da limpeza bucal faz a gengiva se retrair em busca de proteção, deixando a sensível dentina desguarnecida.

*Dente quebrado: uma rachadura ou o buraco de uma obturação que caiu já são o suficiente para expor a dentina e provocar dor.

TRATAMENTOS:

• Visita ao dentista: restaurações com resina específica substituem o esmalte lesado. Em outros casos, tenta-se até colocar a gengiva de volta no lugar por meio de cirurgia.
  • Cerdas macias: há escovas disponíveis que facilitam uma higienização bucal mais delicada. Assim, a gengiva rompe o recuo e a dentina é preservada.
  • Enxaguante com Flúor: a substância reforça os prismas, que integram o esmalte, e os deixam impermeáveis. Já as pastas específicas para sensibilidade trazem efeito anestésico.

Consulte seu dentista!